Para que servem as vitaminas-A-D-E-C-B1-B2-PP-B6-B12-K1-H-AcidoFolico-B5-Magnesio-Zinco-Ferro-Manganes-Fluor-Cobre-Cromo-Molibdenio-Iodo-Selenio

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A- Vitamina A
Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento, manutenção da pele e imunidade.

D Vitamina D- É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar? Polivitamínico HemoVital aqui

EVitamina E- É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defessa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.

CVitamina C – Ela está diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares; formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras.Ela age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória.Onde encontrar: acerola,  melão, brócolis, manga, kiwi abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá. 

K1 Vitamina K1 – É importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal, sendo uma vitamina  lipossolúvel. Onde encontrar: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa.Quando há alterações nos níveis de vitamina k no sangue, o principal sintoma é alteração na coagulação sanguínea do indivíduo

B1 Vitamina B1 (Tiamina) 
Mantém o sistema nervoso e circulatório  em bom funcionamento. Previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga. Onde encontrar: vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes e carnes. Pessoas com deficiência de vitamina B1 apresentam inapetência, baixa aceitação da dieta e consequente perda de peso, confusão mental e fraqueza muscular. Em casos mais grave pode haver comprometimento do coração (Beri Beri)

B2 Vitamina B2 (Riboflaviana) 
Previne catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Onde encontrar: vegetais, grãos integrais, leite e carnes.Vitamina B3 (Nicotinamida) Reduz triglicérides e colesterol. Auxilia no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico.  Onde encontrar: levedura e carnes. Cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

B6 Vitamina B6 (Piridoxina) Reduz o risco de doenças cardíacas, ajuda na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. Além disso, alivia enxaquecas e náuseas. Onde encontrar: cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).Se consumida em altas doses, há a eliminação total desse excesso pela urina

Vitamina B12 (Cobalamina) 
Age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele. Onde encontrar: fígado, rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo.Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, deve-se tomar um suplemento alimentar dessa vitamina para evitar a anemia e outras complicações, recomenda o nutrólogo André Veinert.A falta de vitamina B12 pode provocar alterações neurológicas e também a pessoa pode desenvolver uma anemia denominada megaloblástica. Em estágios mais avançados da falta da B12, a pessoa pode ter seu diagnostico confundido com o Mal de Alzheimer